Osteoartrite
O que é Osteoartrite?
30 de agosto de 2019
coronavírus
Coronavírus
6 de fevereiro de 2020
Mostrar tudo

Não engatinhar, não rastejar… Isso pode repercutir em algo?

Não engatinhar, não rastejar… Isso pode repercutir em algo?

Engatinhar, rastejar e outros movimentos que o bebê realiza durante o seu desenvolvimento são denominados reflexos primitivos. Esses reflexos são respostas automáticas a um determinado estímulo externo, e muitos iniciam durante a gestação. Por exemplo, o movimento de sucção que o bebê faz para amamentar é um reflexo primitivo, totalmente inconsciente.

Os reflexos primitivos devem ser inibidos e integrados ao longo dos primeiros meses de vida, quando surgem os reflexos posturais.
Integrar esses reflexos é permitir que eles aconteçam de forma natural, pelos próprios movimentos rítmicos que o bebê realiza e mesmo pela liberdade de movimentos no ambiente que o mesmo se encontra.

O que isso quer dizer?
Por exemplo, usar andadores, quadradinhos, sapatos inapropriados durante a maturação dos pés ou mesmo não andar descalço, principalmente na fase de aquisição motora podem prejudicar a integração dos reflexos.
Dessa forma, a não integração se torna uma barreira para o organismo seguir o seu trilho natural de desenvolvimento.

Características como dificuldade de aquisição de uma postura adequada (na criança ou adulto) ou no processo de aprendizagem cognitiva, fala, mastigação e problemas motores podem ser observados.
Para nós, Fisioterapeutas Osteopatas e Osteopatas que abordamos o sistema postural, entender a importância dos reflexos primitivos, saber avaliá-los e integrá-los por meio de movimentos rítmicos, contribui para que o organismo dos nossos pacientes, sendo criança ou adulto, encontre sua estabilidade da melhor forma possível.

Colaboração:
Dra. Isadora Lessa Moreno
Especialista em:
Posturologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button