Meu filho não fala
Meu filho ainda não fala. Isso é normal?
9 de agosto de 2019
Não engatinhar, não rastejar… Isso pode repercutir em algo?
11 de setembro de 2019
Mostrar tudo

O que é Osteoartrite?

Osteoartrite

O que é “Osteoartrite”?

A Osteoartrite é uma doença que pode acometer qualquer articulação do corpo e tem origem multifatorial, levando à degeneração da cartilagem articular. É um processo lento e evolutivo que incapacita o indivíduo do ponto de vista motor. Existem fatores causais idiopáticos (sem causa definida), fatores relacionados a doenças reumatológicas (ex: artrite reumatóide) e fatores causais traumáticos (sequela de fraturas articulares, cirurgias prévias).

Há diversos tratamentos propostos para a osteoartrite, que podemos dividir em dois grandes grupos:
– Tratamento cirúrgico;
– Tratamento conservador (não cirúrgico).

Dentre os tratamento cirúrgicos estão as cirurgias de correção de desvios mecânicos que são as osteotomias; as cirurgias de artroplastias parciais e totais (com resultados mais efetivos e bem estabelecidos nas articulações do quadril e do joelho) e alguns procedimentos por artroscopia que visam o tratamento de lesões mais localizadas na cartilagem articular.

Com relação ao tratamento conservador da osteoartrite, há o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, corticosteroide orais, drogas modificadoras da doença osteoartrite (glicosamina e condroitina / extrato insaponificável de soja e de abacate/ colágeno tipo II/ diacereina); Acupuntura, Fisioterapia e as infiltrações intra-articulares de ácido hialurônico.

Falando mais especificamente da viscossuplementação com ácido hialurônico, esta visa restaurar as propriedades do líquido sinovial, com objetivo mecânico, analgésico e anti-inflamatórios e também condroprotetor. Atua como lubrificante e amortecedor de choques.

Praticamente qualquer articulação pode ser infiltrada. A grande maioria dos trabalhos fazem referência aos joelhos, mas a infiltração intra-articular também apresenta bons resultados em quadris, ombros, tornozelos, mãos e pés.

A viscossuplementação pode ser realizada ambulatorialmente. Em média, as aplicações são realizadas semanalmente, entre 3 e 5 aplicações, com variações dependendo do seu peso molecular e dose.

Os resultados clínicos já estão bem estabelecidos quanto ao seu benefício. Em média, são obtidos os melhores resultados entre a 5ª e a 14ª semana após a aplicação, e seus benefícios podem perdurar de 6 meses a 2 anos.
Entretanto, sabe-se que os pacientes que responderão melhor a esse tratamento são os que se encontram nos estágios iniciais da doença osteoartrítica e que utilizam mais ativamente as articulações.

IMPORTANTE: lembre-se que o tratamento da Osteoartrite é multifatorial! Devem ser identificadas as causas e a gravidade da doença e ter em mente que desvios de eixo devem ser corrigidos e não melhoram com medicações!

Os pacientes devem entender a evolução da doença e estimulados a manter ou adquirir (para aqueles sedentários) a rotina da atividade física! É uma doença que não tem cura, mas tem controle com dieta adequada, controle de peso, exercícios físicos, uso de órtese em casos selecionados e a administração de medicações.

A Osteoartrite é uma das doenças degenerativas mais desafiadoras dentro da medicina! Uma avaliação criteriosa do paciente é o primeiro passo para seu controle.

Colaboração:
Dra. Luciana Garms
Especialista em:
Ortopedia Esportiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button