Alimentação Infantil
A Importância da Alimentação Infantil
15 de agosto de 2017
Clínica Pisati Mononucleose
O que é Mononucleose?
16 de abril de 2018
Mostrar tudo

Os Fones de Ouvido

Fones de Ouvido

Os Fones de Ouvido

Eles estão por toda parte: jovens ou adultos usando seus fones de ouvido, geralmente expostos ao som em volumes bem altos, e na maioria dos casos com algum sintoma de perda de audição.

O fato alarmante dessa realidade urbana é que o uso excessivo dos fones pode causar seríssimos problemas, inclusive o da perda irreversível da audição. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) informam que a perda auditiva atinge mais de 350 milhões de pessoas, de diversas idades.

Os casos de perda auditiva aumentam a cada ano, notadamente entre adolescentes e jovens usuários de smartphones e tablets, na maioria das vezes motivados pelo hábito diário do uso de fones de ouvido em volumes além do aceitável.

De acordo com as estatísticas, a perda auditiva nesses indivíduos é gradual, cumulativa e chega a ser irreversível, variando de acordo com o volume e o tempo de exposição.

Muitos buscam assistência médica quando percebem estar com dificuldades na audição, porém, a maioria ignora o problema por falta de informação, o que acaba agravando a situação, que pode evoluir para um diagnóstico mais grave.

Buscar a ajuda de um profissional logo nos primeiros sinais de comprometimento da audição torna mais fácil a reversão do quadro clínico e evita maiores complicações.

O ouvir de um simples zumbido ou a sensação de ruído como um apito, geralmente após ouvir música em alto volume, pode ser sinal de perda auditiva. O efeito do zumbido pode variar de acordo com a pessoa, e em alguns casos pode ser mais leve e passageiro.

Porém, em muitos casos pode ser mais grave, causando incômodos como perda do sono e dificuldades na concentração.

O profissional da Fonoaudiologia atua na avaliação e reabilitação auditiva de pessoas em qualquer idade.

Nos primeiros sinais de perda auditiva, procure imediatamente um fonoaudiólogo, que é habilitado para a realização de exames audiológicos.

Dicas Importantes:
– Ficar exposto a sons muito altos durante longo período pode causar a perda auditiva;
– Reduza o volume até que se possa ouvir os sons do ambiente;
– Retire sempre os fones de ouvido durante 15 minutos a cada 45 minutos de uso;
– Mantenha seus fones de ouvido sempre limpos e evite o compartilhamento.

Colaboração:
Dra. Carla Geraldi (CRFa 2-6464)
Especialista em:
Fonoaudiologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button